Hérnia de Disco
29 de maio de 2023 às 19:42h
A hérnia de disco é uma condição relativamente comum e pode ocorrer em toda a coluna. Porém, os locais mais comuns são a região lombar e cervical devido a maior mobilidade nessas regiões.
Os discos intervertebrais são pequenas estruturas cartilaginosas, dispostos em toda a extensão da coluna vértebra. A maior parte das hérnias de disco ocorre em decorrência do envelhecimento dessa cartilagem. Isso provoca enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco, fazendo com que parte do seu conteúdo central seja expelido.
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. O principal sintoma é a dor, porém outros sintomas como dormência, formigamento e fraqueza nos músculos podem estar associados.
O diagnóstico é feito a partir do exame físico, avaliando sensibilidade, força motora e reflexos, além de exames de imagens como ressonância magnética e RX.
O tratamento pode ser conservador com o uso de medicamentos, fisioterapia e infiltração na coluna. A cirurgia pode ser indicada nos casos em que o paciente não responde ao tratamento conservador e segue com dores progressivas e intensas.
Técnicas Cirúrgicas para tratamento da hérnia de disco
Microsdiscectomia
É uma cirurgia muito comum realizada em pacientes com hérnia de disco. Consiste em remover uma porção do disco intervertebral – a parte da hérnia que está comprimindo o a raiz do nervo espinhal.
Técnica Endoscópica
Cirurgia assistida por vídeo, sendo uma técnica mais moderna de intervenção com menor agressão aos tecidos, menor dissecção e menor risco de infecção.
Técnica Tubular
É minimamente invasiva, realizada através de pequenos tubos, que dilatam o músculo ao invés de cortá-lo. Também provoca menos dor no pós-operatório e menor risco de infecção.