A deformidade da coluna vertebral pode ser definida como qualquer condição que altere a anatomia ou a integridade funcional do segmento vertebral, quer se limite a uma região ou a toda a coluna.
As curvaturas chamadas cifose e lordose (cervical e lombar) são curvas fisiológicas, quando dentro dos padrões e valores normais. porém se tornam patológicas dependendo da localização e da magnitude da curva.
A cifose, também conhecida por hipercifose dorsal, é o desvio da coluna que faz com que as pessoas fiquem “corcundas”, com pescoço, ombros e a cabeça inclinados para frente.
A lordose lombar, quando está muito acentuada, é chamada de hiperlordose, provocando dor intensa. Estima-se que a hiperlordose surja de maneira natural ou que apareça por má postura.
Já a escoliose é um desvio na coluna em forma das letras C ou S. Apesar de ser uma deformidade comum em jovens e adolescentes, crianças mais novas também podem desenvolvê-la. No caso de idosos, o problema pode vir acompanhado de patologias como a osteoporose. A escoliose é classificada em idiopática, neuromuscular, congênita e sindrômica.
Em todos esses casos de deformidades da coluna é necessário que seja feito um diagnóstico preciso para que o tratamento indicado seja o mais adequado. Buscar um especialista que ofereça segurança e experiências é prioritário.
Dr. Nilo Carrijo | Todos Direitos Reservados
Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀