Fraturas da Coluna Vertebral

Uma fratura da coluna vertebral (também chamada de fratura vertebral por compressão) ocorre quando um dos ossos da coluna vertebral fratura ou fragmenta.

 

Os ossos de sua coluna vertebral podem quebrar ou fragmentar-se após traumatismos de alta energia, como quedas de altura, acidentes automobilísticos, etc.  Elas também podem ocorrer sem traumatismo importante em pacientes que apresentam condições que enfraquecem os ossos (osteoporose, doenças ósseas metabólicas e neoplasias).

A região mais afetada por fraturas e a tóraco-lombar, que é uma zona de transição entre a coluna torácica (mais rígida) e a coluna lombar (mais flexível). E a gravidade das fraturas vai variar de acordo com a localização, deformidade causada e sintomas associados.

Sintomas

A dor é o sintoma principal, pode haver algum inchaço e edema local nas costas. Ao realizar movimentos de flexão e torção do tronco, geralmente há piora do quadro doloroso.

Tratamento

O tratamento divide-se em conservador e cirúrgico. A grande maioria das fraturas são passíveis de tratamento conservador (clínico).  Fatores devem ser avaliados como:

 

– Idade do paciente

– Nível da fratura

– Presença de compressão do canal vertebral

– Presença de sintomas neurológicos

– Qualidade óssea

– Tempo de evolução

– Intensidade da dor, entre outros.


Na maioria dos casos, as fraturas de coluna são benignas e tem evolução favorável, porém algumas podem determinar instabilidade local e até mesmo sintomas neurológicos.

O diagnóstico e tratamento de fraturas deve ser feito o quanto antes e por um especialista em coluna vertebral.

WhatsApp

Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.