Tumores da Coluna Vertebral

Os tumores na coluna são crescimentos anormais de células que se desenvolvem e crescem dentro ou ao redor da coluna, e apesar de produzir compressão ou destruição óssea, dos nervos ou da medula espinhal.

 

Os tumores da coluna podem ser benignos ou malignos, primários e secundários. 

Primários: na própria coluna, nervos ou medula, são o tipo mais raro, representando apenas 4,2%, sendo que somente 6% são tumores malignos.

 

Secundários (metástase): tem origem a partir de neoplasias malignas localizadas primeiro em outros órgãos e depois atingem a coluna e demais estruturas.

Os tumores benignos têm crescimento mais lento, podem comprometer a estrutura da coluna e são causados por uma proliferação anormal de células em determinada estrutura anatômica ou órgão (vértebras, nervos ou medula).

 

Já os tumores malignos têm comportamento biológico agressivo e crescimento acelerado, penetrando e destruindo a estrutura óssea da coluna, as estruturas anatômicas ao seu redor (como nervos e medula espinhal, por exemplo) e órgãos vizinhos.

Sintomas

Existem uma variedade de sintomas associados à presença de tumores na coluna, sendo o mais recorrente a dor no local do tumor. Também é possível que se manifestem problemas neurológicos, como dormência e fraqueza nos membros superiores e inferiores.

Tratamento

Para o tratamento, são avaliadas as condições clínicas e neurológicas do paciente para checar o grau de gravidade do tumor, uma vez que para tratar de forma correta essa doença, é essencial saber exatamente onde está a lesão, qual o seu tamanho e em qual estágio se encontra.

WhatsApp

Olá 👋, para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone 😀

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.